Assim como o Outubro Rosa, o mês de março tem a sua cor, a lilás, para um propósito muito importante para a saúde da mulher: o combate ao câncer de colo de útero através da prevenção. Essa doença é considerada um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres e está associada à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV, sexualmente transmissível. 

As chances de cura do câncer de colo de útero, se diagnosticado precocemente, podem chegar próximo a 100%, pois a sua evolução, na maioria das vezes, acontece de forma lenta. Por ser facilmente detectado em exames preventivos, é muito importante a realização periódica de exames. 

Como estratégia de prevenção e diagnóstico precoce, recomendada pelo Ministério da Saúde, está o uso de preservativos, a realização regular de exames de Papanicolaou, a partir dos 25 anos de idade, e a aplicação da vacina contra o HPV, a partir dos 9 anos de idade.

Então, aproveite esse mês de conscientização e vá ao ginecologista realizar os seus exames periódicos. A prevenção é sempre o melhor caminho.