No último fim de semana, Salvador foi palco de um evento marcante no cenário oncológico: HER2 The Future. Promovido pelas indústrias farmacêuticas Daichii Sankyo e AstraZeneca, o evento reuniu especialistas renomados para discutir os avanços no tratamento de cânceres de mama metastáticos HER2 positivo, dentre eles, um estudo de caso apresentado por um dos diretores do Instituto de Oncologia de Ijuí, Dr. Aníbal de Mello Nogueira.
No evento, estavam presentes médicos, pesquisadores e profissionais de saúde de diferentes áreas da medicina, ávidos por conhecimento e prontos para debater os desafios enfrentados no acompanhamento de pacientes oncológicos. Entre os temas abordados para além do HER2, destacaram-se a qualidade de vida desses pacientes, o cuidado especial dedicado aos pacientes idosos, a sexualidade das pacientes com câncer de mama e o papel crescente da inteligência artificial no tratamento do câncer.
Alguns grandes nomes presentes eram da Dra. Ana Garrido, do Dana-Farber Cancer Institute, e a Dra. Andrea Shimada, do Hospital Sírio Libanês. O Dr. Dr. Antônio Carlos Buzaid, diretor geral do Centro de Oncologia e Antônio Brandão, líder em Trombose, Coagulação e Hemorragias, no Hospital BP – Associação Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dra. Carmita Abdo, presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS), dentre outros nomes.
O evento HER2 The Future não apenas proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências, mas também destacou a importância da colaboração entre profissionais de diferentes áreas para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes oncológicos.
Mais uma vez, fica evidente que, com o avanço da ciência e a dedicação de profissionais comprometidos, o futuro do tratamento do câncer de mama metastático HER2 positivo é extremamente promissor.