Touca Inglesa Paxman

Compreendemos que manter o cabelo durante a quimioterapia impacta positivamente na autoestima e na relação do paciente com o tratamento. 

No final de 2021, uma nova tecnologia chegou no Brasil e também aqui no Instituto de Oncologia de Ijuí, a Touca Inglesa Paxman.

Essa inovação, se trata de uma touca de silicone que é utilizada durante e até 90 minutos após as infusões de quimioterapia. O procedimento resfria o couro cabeludo, diminuindo assim a circulação de sangue e o contato do couro cabeludo com as drogas utilizadas.

A queda de cabelos pode ocorrer de forma total ou parcial durante a quimioterapia, dependendo dos produtos utilizados no tratamento e varia de pessoa para pessoa. A Touca Inglesa evita e previne em 80% a queda dos fios.

Ainda há muitos medos e tabus para serem vencidos contra o câncer, a perda de cabelo está deixando de ser um deles.

 POR QUE USAR A TOUCA INGLESA?

A Touca Inglesa Paxman é o primeiro sistema de crioterapia capilar no mundo a utilizar um líquido circulante para resfriar o couro cabeludo de maneira estável e constante. A técnica foi lançada no mercado em 1997 e atualmente é o que há de mais moderna para esse tipo de tratamento.

COMO A TOUCA INGLESA É USADA?

O paciente veste a touca 30 min antes da infusão dos quimioterápicos, permanecendo com ela durante a administração e até uma hora e meia após ser finalizada, dependendo do protocolo adotado.

 

RESTRINGE A MOBILIDADE DO PACIENTE?

Não. O paciente pode apoiar as costas e a cabeça na poltrona, dormir durante o tratamento e ir ao banheiro sem
interrompê-lo.

 

INCOMODA USAR A TOUCA INGLESA?

Não. A sensação de frio varia de acordo com cada paciente, e foi considerada tolerável por 98% deles.

 

COMO FUNCIONA A CRIOTERAPIA CAPILAR COM A TOUCA INGLESA?

O Sistema Paxman resfria o couro cabeludo a uma temperatura controlada em torno de 18°C, o que diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares, reduzindo a absorção dos fármacos na região, e assim evitando ou atenuando a perda dos fios.

 

A TOUCA INGLESA TRAZ RESULTADOS?
Sim. Pacientes tratados relataram a diminuição da queda de cabelo a ponto de dispensar o uso de lenço ou peruca.
O sucesso depende do tipo de medicação administrada, podendo chegar a 92%.

 

PARA QUEM É INDICADA?

Para pacientes com câncer de mama, ovário, trompa de falópio e peritoneal primário, e ainda com tumores sólidos submetidos à quimioterapia com fármacos que provocam a queda de cabelo. Consulte seu médico.

 

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?

Sim. É contraindicada em cânceres hematológicos, alergia ao frio, metástase manifestada no couro cabeludo, radioterapia na cabeça, aglutinina ao frio, doença hepática e renal grave e ablação da medula óssea por quimioterapia.

 

SEGURANÇA

Sua segurança e eficácia estão embasadas por dezenas de estudos realizados em mais de 20 anos e nas certificações internacionais recebidas.