O laboratório farmacêutico EMS e a Esfera Brasil realizaram em Brasília o Fórum EMS para debater o futuro da saúde no país. O evento, que aconteceu na quarta-feira (27/out) reuniu autoridades, especialistas da área de saúde, empresários e representantes do Judiciário para tratar sobre os entraves e também oportunidades no setor. O fomento à indústria, pesquisa e desenvolvimento estiveram em pauta no auditório do Hotel Royal Tulip.
O Fórum, dividido em três painéis temáticos, trouxeram, respectivamente, as seguintes pautas: “Propriedade intelectual como fomento à indústria brasileira”, “Pesquisa clínica e os entraves na inovação” e “Complexo industrial da saúde. Como e quando o Brasil será considerado o país da inovação?”.
O primeiro painel contou com palestrantes de destaque, incluindo o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, conglomerado que abriga a EMS como sua principal empresa.
No segundo painel sobre “Pesquisa clínica e os entraves na inovação” participaram o senador do PP, Hiran Gonçalves, o deputado federal pelo MDB, Isnaldo Bulhões, o diretor e oncologista do Instituto de Oncologia de Ijuí e diretor e Investigador principal no Oncosite – Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia, Dr. Fábio Franke e a diretora Meiruze Sousa Freitas, da Segunda Diretoria da Anvisa. O mesmo contou como mediador Denizar Vianna, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Para o terceiro momento, os participantes incluiam o diretor da Terceira Diretoria da Anvisa, Daniel Meirelles, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, a secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Daniela Marreco, e a infectologista Luana Araújo, com mediação da chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, Carla Reis de Souza.
O Fórum EMS desempenhou um papel crucial ao reunir especialistas e partes interessadas para discutir, planejar e promover inovações no setor de saúde brasileiro. Um evento de grande importância e impacto para o bem-estar da população e para o desenvolvimento sustentável do país.
Saiba mais sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.Saiba mais sobre a Esfera Brasil
A Esfera Brasil é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank independente e apartidário que reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. Nosso objetivo é gerar debates que permitam a construção de um país melhor por meio da promoção de diálogo entre empresas, governos e instituições para busca de soluções viáveis para as principais barreiras de desenvolvimento do país. Desde a fundação em 2021 por João Camargo, hoje presidente do Conselho, o grupo organizou encontros com diversas autoridades, entre elas ministros, governadores, prefeitos, os presidentes da Câmara e do Senado, do Banco Central, do BNDES e dos principais partidos políticos do Brasil, além dos pré-candidatos no segundo turno à Presidência da República e do Governo de São Paulo em 2022. A CEO de Esfera é Camila Camargo.