O Instituto de Oncologia de Ijuí (IOI) e o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia (Oncosite) acabam de receber uma nova fellow, selecionada pelo programa OC Fellowship do Instituto Oncoclínicas. O programa, que tem como objetivo aprimorar a formação de médicos oncologistas e hematologistas em todo o Brasil, selecionou Virgínia dos Santos Silva Neta. Formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), com especializações em Clínica Médica pelo Hospital Santo Antônio – Obras Sociais de Irmã Dulce e em Oncologia Clínica pelo Hospital Rafael – Rede D’Or, Virgínia agora segue sua formação em Ijuí.
De acordo com o médico oncologista Aníbal Nogueira, um dos diretores da Oncoclínicas/IOI, o OC Fellowship oferece bolsas de estudo para médicos selecionados, permitindo que eles participem de uma pós-residência em oncologia com foco em pesquisa clínica. “O programa tem a duração de um ano e ocorre em um centro nacional de formação, neste caso, o IOI e o Oncosite. Durante esse período, os médicos ainda têm a oportunidade de conhecer clínicas do grupo em outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e na Europa”, explicou.
Virgínia é a segunda médica a ser selecionada pelo programa. No ano passado, o médico oncologista Vitor Guimarães iniciou sua formação no IOI e no Oncosite, deixando Ijuí neste mês de março.
A médica Virgínia morava em Salvador, na Bahia, quando seu marido veio trabalhar no Rio Grande do Sul. “Ao analisar as melhores opções para a minha carreira, fiquei bastante atraída pela chance de me aprimorar em um centro de pesquisa de referência nacional, como o Oncosite, em Ijuí. Realizei a prova, fui selecionada, e já estou impressionada com a estrutura do IOI e do Oncosite, que é extremamente especializada”, relatou Virgínia, destacando a qualidade das instalações e a qualificação do corpo clínico.”Mesmo vindo de uma capital e trabalhando em grandes empresas, nunca vi nada tão especializado e dedicado à pesquisa clínica. Sem a menor dúvida, um dos maiores centros de pesquisa do país, se não o maior”, completou.
A expectativa de Virgínia é aproveitar ao máximo o aprendizado durante o ano em Ijuí. “Como médica especialista em oncologia, o conhecimento é direcionado às demandas médicas dos pacientes. No IOI e no Oncosite, terei a oportunidade de aprender sobre pesquisa clínica, uma área ainda pouco explorada no Brasil. A experiência de um grande centro de pesquisa, com seus desafios, protocolos e recrutamento de pacientes, é extremamente valiosa. E sem dúvida, aqui é um dos melhores lugares para esse aprendizado, com os melhores profissionais. Esse conhecimento não só enriquecerá minha carreira, mas também permitirá levar a pesquisa clínica para os lugares onde eu atuar”, ressaltou.
Para o Dr. Aníbal Nogueira, o OC Fellowship é um excelente programa e valoriza os 20 anos de experiência do Oncosite em pesquisa clínica. “Recebemos um feedback muito positivo do Dr. Vitor, que passou pelo programa. Ele, que é um profissional gabaritado, que conhece diversas instituições no País e no exterior, destacou a organização, a estrutura e o corpo clínico do nosso centro. Além disso, nossa metodologia de pesquisa tem sido reconhecida e exportada para todo o Brasil, especialmente com a nomeação do Dr. Fábio Franke, também diretor do IOI e Oncosite, como líder nacional de pesquisa clínica do Grupo Oncoclínicas”, concluiu.