O Instituto de Oncologia de Ijuí – IOI oferece a seus pacientes a tecnologia Paxman, que reduz e até evita a queda de cabelo causada pela quimioterapia. Na última terça-feira, 25, a equipe recebeu treinamento para o uso da crioterapia capilar, por meio da Touca Inglesa.
Com este novo equipamento, os pacientes podem passar pelo tratamento do câncer sem perder os cabelos. A touca é utilizada 30 minutos antes da sessão de quimioterapia, podendo ser mantida por até 1 hora e meia após a mesma sessão. O aparelho oferece bastante conforto aos pacientes, facilitando a continuidade do tratamento. O sucesso dessa técnica pode chegar a 92%, variando de acordo com as características do paciente e do protocolo de medicação que este recebe.

Para Rafael Prado, Gerente Comercial da Paxman, o Instituto de Oncologia de Ijuí se equipara a centros de referência mundial na tecnologia de apoio ao tratamento de câncer “O paciente não precisa mais sair de Ijuí para ter um tratamento mais digno e passar por esse momento delicado com mais respeito”, afirma.

A clínica que inaugurou em outubro de 2021, fica localizada na região noroeste do Rio Grande do Sul e engloba o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia – Oncosite, o Laboratório de patologia cirúrgica – Oncocell e profissionais com mais de 20 anos de atuação. A primeira paciente, que está agendada para a próxima semana, já iniciou o tratamento da quimioterapia e irá utilizar a Touca Inglesa para minimizar a perca de cabelo nas próximas sessões.