O Instituto de Oncologia de Ijuí, Oncosite Pesquisas Clínicas e Oncocell Patologia e Genômica unem-se em prol da Campanha “Câncer não tem cara, mas pode ter cura” neste segundo semestre de 2024. Durante os próximos meses, diversas ações internas e externas devem acontecem para mobilizar a conscientização em relação à prevenção do câncer, que, na maioria das vezes, não tem “cara”, mas pode ter cura.
De acordo com o Médico Oncologista, Doutor Aníbal de Mello Nogueira, Diretor do Instituto de Oncologia de Ijuí, o mote da campanha foi inspirado na trajetória de duas pacientes, que em suas falas durante consultas e tratamentos no IOI, comentaram por diversas vezes que “não tem cara de uma pessoa com câncer” – Franci de Conto, e “quem procura, cura” – Priscila Lemos.
A campanha é preventiva, através do diagnóstico precoce, prevenção e tratamentos de alta qualidade da pesquisa clínica. “A prevenção é o remédio mais forte, não tenha medo de fazer exames preventivos, eles podem ser os seus maiores aliados na luta contra o câncer”, destaca Dr Aníbal. Atualmente, pelo menos 20% das mulheres brasileiras não realizam exames preventivos, ou sequer, realizaram consultas de rotinas nos últimos três anos. Para o público masculino, o número é ainda mais alarmante: em geral, 60% dos homens entram nas estatísticas de falta destes exames. Isto significa que, no geral, 40% da população está em falta com estes cuidados importantes quando falamos em prevenção.
Acreditando que a prevenção é o melhor caminho, e os cuidados pessoais são de extrema importância, alguns pontos principais são destacados nesta campanha. A prática de exercícios físicos; a boa alimentação rica em nutrientes e, de preferência, o mais orgânica possível; a manutenção de exames preventivos e evitar ao máximo o consumo de nicotina.