Médicos pesquisadores do IOI integram debates no XXV Congresso de Oncologia Clínica

WhatsApp Image 2024-11-11 at 11.48.51 (3)

Evento também foi marcado pela posse do Dr. Fábio Franke na diretoria da SBOC

Encerrou no último sábado, 9 de novembro, o XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, no Rio de Janeiro, que contou com a presença dos diretores do Instituto de Oncologia de Ijuí (IOI), Dr. Aníbal Nogueira e Dr. Fábio Franke, e dos médicos Guilherme Schunke Brondani, Simone Lopes Peixoto e Juliana Lopes Peixoto. 

Tendo como tema central a Humanização na era digital”, o congresso teve início na quinta-feira, dia 7, com uma série de atividades, entre aulas, palestras, debates e workshops sobre as principais novidades da área de oncologia. Entre os temas em destaque, esteve a pesquisa clínica, que contou com a participação do Dr. Fábio Franke como um dos principais palestrantes. O médico também tomou posse no Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Pesquisa Clínica (SBOC).

“Foi extremamente importante contarmos com a presença de toda a nossa equipe no Congresso. Não só pela nossa participação nos debates, mas pela presença central do Dr. Fábio Franke dentro deste contexto. Além de ser reconduzido ao cargo de conselheiro fiscal na diretoria da SBOC, e de ter uma participação ativa dentro da comissão científica de pesquisa clínica, o Dr. Fábio Franke liderou várias sessões no Congresso, voltadas à discussão da pesquisa clínica. Ele se fortalece nesta área e cresce como uma liderança nacional, com renome internacional”, destacou o diretor do IOI, Dr. Aníbal Nogueira, reforçando que o Congresso também foi importante para conhecer as novidades da área de oncologia e estabelecer contatos que vão facilitar o acesso a tratamentos inovadores para os pacientes do IOI. 

No primeiro dia, a equipe participou de diversas palestras sobre gestão de recursos, compras, investimentos e farmacoeconomia. À tarde, as discussões envolveram a farmacogenômica, um tema importante para o IOI, que conta com a Oncocell Genômica, que é o laboratório responsável pela realização de exames genéticos. 

No segundo dia, 8 de novembro, ocorreu uma conversa com jovens oncologistas, que envolveu o encontro com ex-presidentes, a exemplo do Dr. Fábio Franke. A jovem oncologista Virgínia dos Santos, de Salvador – BA, foi selecionada para ter uma mentoria com o Dr. Fabio Franke sobre carreira. E ela, por coincidência, também foi selecionada para a vaga de fellowship de pesquisa na Oncosite no próximo ano. A Dra. Virgínia tem formação pela Universidade Federal da BA, residência em Clínica Médica pela Obras Sociais de Irmã Dulce, e residência em Oncologia Clínica pelo Hospital São Rafael Rede D’or de Salvador. Também é pós-graduada em Pesquisa Clínica pela Harvard T. Chan School.

Também na sexta-feira, o Dr. Fábio Franke foi um dos convidados para o 5º Cura Meetings, realizado pela Fundação Projeto Cura. No evento, foram apresentados dados e debatidas as principais fontes de financiamento da pesquisa clínica no Brasil. No mesmo dia, o diretor Aníbal Nogueira trocou experiências com o CEO da Paxman Brasil, Gustavo Spritzer.

Três importantes eventos ocorreram no sábado, dia 9, último dia de Congresso: pela manhã, o Dr. Fábio Franke presidiu as sessões do Workshop sobre Pesquisa Clínica. O evento contou com a participação de pesquisadores dos maiores centros de pesquisa e instituições do País, além de centros interessados em iniciar e desenvolver polos de pesquisa no Brasil. 

Entre os principais temas debatidos, estiveram as estratégias de recrutamento; o financiamento da pesquisa clínica; a otimização dos processos no dia a dia, a fim de facilitar a vida dos pacientes; estudos de iniciativa do investigador; alguns projetos da LAGOC, que são estudos que contam com uma grande diversidade étnica, chegando a 40% dos pacientes negros, o que é incomum nos estudos atuais; e a Lei da Pesquisa aprovada, mas não regulamentada, que exigirá nova batalha política em busca da regulamentação. 

A Lei Afonso Hass foi, inclusive, tema da palestra ministrada pelo Dr. Fábio Franke na sequência, que teve como tema “Como está o cenário da pesquisa clínica no Brasil: onde estamos, para onde vamos”. Neste mesmo evento, foi abordado quanto o Brasil perde em investimentos e em novos estudos, encerrando com a discussão sobre a possibilidade de novos tratamentos para os pacientes. 

Para fechar o congresso, foi realizada a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, onde o Dr. Fábio Franke tomou posse como conselheiro fiscal. 

O Congresso reuniu oncologistas de renome do Brasil e do exterior, com a participação de 430 palestrantes, representando mais de 10 países.